Formulário de inscrições para eventos: qual a melhor estrutura?

inscrições online
Inscrições online: acompanhamento de inscrições no controle de eventos
04/08/2016
V Jornada CEPCoS de Sexualidade – Programação e inscrições
15/08/2016

Formulário de inscrições para eventos: qual a melhor estrutura?

A elaboração de um formulário de inscrições de um evento deve levar alguns itens em consideração.

Um formulário com poucas perguntas (ex: nome e e-mail) pode não ser suficiente para o gestor organizar os inscritos adequadamente. Por outro lado, formulários excessivamente longos podem levar o interessado a adiar ou até desistir da inscrição, por não ter todas as respostas ali, ou por não ter tempo no momento. Seguem algumas sugestões:

Agrupe as perguntas em blocos de assuntos. Concentre, por exemplo as perguntas de dados pessoais (nome, cpf, aniversário etc), dados de contato (emails, telefones), dados da área de interesse do evento. Isso torna o preenchimento mais rápido e fácil.

Inclua apenas perguntas relevantes. Um formulário muito grande pode levar o usuário a abandona-lo antes da conclusão. Evite incluir perguntas cujas respostas apresentam pouco ou nenhum impacto na inscrição do seu evento. Anote em um rascunho que informações são significativas para a inscrição. Reflita sobre o que deve ser perguntado. Em seguida, considere para cada pergunta como ela deve ser respondida. O usuário deve escrever texto livre ou ter um cardápio de respostas? A resposta deve ser mais objetiva ou permitir alguma subjetividade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *